Quem Somos

Nossa História

A Creche Nosso Lar (CNL) foi fundada no bairro de Anchieta, Rio de Janeiro, Brasil. Ela surgiu como uma resposta à crescente desigualdade que despontava nos anos 1990 a partir de uma grande migração de pessoas em situação de vulnerabilidade. As necessidades desses grupos eram inúmeras, e por isso, o Grupo Espírita Preito a Jesus (Instituição com 103 anos de existência), atuou na tentativa de mitigá-las, colaborando para a melhoria das condições de habitação e alimentação, mas o problema continuava.

A partir dessa realidade desafiadora, um dos integrantes do grupo, Célio Cairo Borges, teve então a ideia de fundar uma creche. A atenção agora seria efetiva e de longo prazo, cuidando de quem mais sofria; garantindo o acolhimento das crianças, além de permitir que suas mães pudessem trabalhar.

A Creche Nosso Lar nascia, então, em 26 de setembro de 1993, construída no terreno cedido por esse grupo. O atendimento às crianças começou em 1995, com 11 crianças e contando somente com voluntários. A Creche cresceu, profissionalizou seu corpo pedagógico e em 1997 contou com sua primeira expansão, passando a atender crianças até a faixa de 7 anos de idade. Anos depois, com a Reforma do Ensino (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano), em função da grande demanda, a Creche priorizou o atendimento a crianças na faixa etária de 1 a 4 anos (berçário e maternal I e II).

Obra da Escola José Possidônio, 1997

Primeira expansão

Brinquedoteca, 2018

Posteriormente transformada em sala, para acomodar mais duas turmas

Parquinho pedagógico, 2021


Conectada com as propostas pedagógicas atuais, a Creche Nosso Lar (CNL) busca uma prática que coloque a criança no centro das discussões, levando em consideração a sua realidade. Promovemos os estímulos adequados às idades, Música e Artes Plásticas a partir da Pedagogia de Projetos e da ideia da criança brincante.

Além disso, a CNL também vem buscando atender a comunidade de outras formas, sempre a partir da educação, e por isso passou a oferecer cursos gratuitos para crianças e adolescentes em sistema de contraturno, iniciando o curso de Teatro em 2022.

Por isso, hoje a CNL é mais que um espaço de educação infantil, oferecemos um caminho para atender o seu propósito inicial: vencer a desigualdade a partir da educação e do investimento na criança.

A criança é a porta para a mudança que almejamos na sociedade.

A educação é o caminho.

ONDE ESTAMOS